Accelera Vendas

importância dos backlinks

Backlinks: entenda sua importância

Para entender a importância dos backlinks, é preciso levar em consideração toda a trama estrutural, a partir do momento em que eles são criados, com o site/conteúdo indicando um link para outro endereço eletrônico, com um domínio diferente.

Quanto mais backlinks de qualidade um site ou página da internet receber, maior será o ranqueamento nas plataformas de busca digital, como Bing e Google, e maior será a classificação desse endereço dentro do mecanismos. 

Sendo assim, muitos profissionais que atuam no setor de marketing digital e utilizam o SEO (Search Engine Optimization), ou seja, a otimização do motor de busca, compreendem a importância dos backlinks na classificação de uma página para palavras-chave específicas. 

As estratégias utilizadas para a criação de backlinks incluem:

  • Marketing de conteúdo;
  • Criação de ferramentas úteis;
  • Divulgação por e-mail;
  • Relações públicas.

Dessa forma, os backlinks são utilizados como estratégia de SEO, pois o perfil de um link de um site é um importante fator de classificação, e a menção é considerada como relevância e autoridade. 

Entenda o que são os backlinks

O termo backlink é usado para descrever um link de entrada de outra URL. 

Isso significa que um link externo para um site foi definido a partir de uma outra página, considerada a fonte original. 

Não importa se esse backlink está vinculado ao domínio principal ou a uma subpágina que trata de um assunto que leva às finalidades de um aparelho de endoscopia

Essa pesquisa é importante para alguém, e um backlink pode ajudar a direcionar o usuário para o material, de modo a agregar mais conhecimento e melhorar a experiência do usuário.

Isso torna essa ligação crucial quando se trata de classificação nos mecanismos de pesquisa, pois essas plataformas utilizam isso como indicador junto ao algoritmos de identificação, demonstrando suas referências na construção do material – por exemplo.

Em outras palavras, quanto mais backlinks de alta qualidade que houver em um site, maior será a classificação desta página pelos mecanismos de pesquisa e, portanto, terá melhor ranqueamento quando os usuários chegarem aos resultados de uma busca. 

Nem todos os links são criados iguais

Um fato importante a ser lembrado é que nem todos os backlinks são iguais. Existem vários fatores que separam entre aqueles que são considerados bons, daqueles que podem ser ruins de alguma maneira. 

Basicamente, existem 2 tipos diferentes de links, os internos e os externos. Se uma empresa de cabeamento estruturado utiliza informações externas, de um parceiro comercial, por exemplo, a referência pode partir de um link externo.

Caso ela deseje tratar de um assunto e referendar sobre um conteúdo produzido na própria página, a empresa utiliza o link interno, promovendo conteúdo e gerando mais tráfego dentro da própria URL.

O que faz um bom backlink?

Como é possível observar, nem todos os backlinks são iguais. Existem inúmeros fatores que fazem desse tipo de aplicação uma ação aproveitável. Além disso, existem aspectos a serem verificados para identificar quais backlinks são realmente bons para incluir na estratégia.

Por isso, deve-se sempre verificar onde o backlink está definido e qual a origem principal. Outros fatores que demandam atenção serão apresentados a seguir. 

  1. Relevância

Um bom backlink deve ser sempre relevante, ou seja, deve partir de sites relacionados a determinado assunto. 

Assim, se um material está falando sobre EPI (Equipamento de Proteção Individual) ou estruturas de segurança no ambiente de trabalho, e há uma oportunidade de mencionar a importância da proteção radiológica na área da saúde, isso deve ser colocado de maneira natural e orgânica.

Do ponto de vista das plataformas de busca, os backlinks reconhecidos como relevantes pelo algoritmo são favorecidos. 

  1. Autoridade de domínio

A autoridade de domínio, também conhecida como DA (Domain Authority), é um fator importante para as plataformas de busca no momento em que é feita a avaliação de um backlink. 

Quanto maior a pontuação da autoridade de domínio, em uma escala de medida que vai de 1 a 100, mais forte é o backlink.

Assim, uma loja que realiza conserto de Iphone, entre outros equipamentos eletrônicos, pode destacar os benefícios dos serviços e as atividades realizadas, mesmo que uma manutenção seja necessária. 

Para avaliar a autoridade de um domínio, vários fatores são considerados, entre os quais incluem:

  • Idade de domínio;
  • Número de links de entrada e saída;
  • Qualidade de backlink para o próprio site;
  • Relevância preponderante.

Além da Autoridade de Domínio, existe também a Autoridade de Site, que está sujeira exatamente aos mesmos padrões estabelecidos para o DA. 

Nesse caso, a avaliação refere-se simplesmente a uma única subpágina do respectivo domínio.

  1. Naturalidade

Um erro muito comum que é cometido ao definir backlinks trata da configuração muito frequente a textos-âncora não naturais. 

Isso significa que um backlink deve ser o mais natural possível, e fluir suavemente com o texto no qual está integrado. 

Assim, links diretos para uma página de entrada devem ser evitados. Melhor é utilizar um texto-âncora falando sobre guilhotina industrial para os meios produtivos, por exemplo, do que para uma página de captura para vendas de produtos industriais.

Isso porque estará mais claro no conteúdo e agregará mais valor ao usuário, fator esse levado em consideração pelos algoritmos. 

Dependendo da forma em que a sequência de palavras pode ser integrada no corpo do texto, é possível variar a inserção no conjunto final. 

Ainda assim, sempre depende da frequência do link definido. Se o domínio principal for utilizado como texto-âncora e colocado inúmeras vezes em sites externos, existe o risco da plataforma de busca classificar como spam.

O mesmo se aplica ao uso das mesmas palavras-chave sempre, tendo como consequência um downgrade de domínio. E isso deve ser evitado a todo custo. 

  1. Tráfego

Quanto mais tráfego regular um site tiver, e do qual se recebe um backlink, mais significativo na identificação final como um material relevante aos usuários. 

Dessa forma, os mecanismos de pesquisa classificarão esses links para um site como de qualidade superior, em comparação ao de uma página em que o número de visitas é menor. 

  1. Canal

O posicionamento correto do backlink não deve ser subestimado. Quanto mais proeminente o endereço eletrônico de apoio dentro de um site, maior será a classificação de qualidade. 

Ou seja, se o link estiver na barra lateral, ou em um rodapé, por exemplo, geralmente é apenas um entre muitos links e, portanto, menos poder pode ser atribuído a ele. 

No entanto, se o link for colocado em um local relativamente alto em um artigo, muito mais relevância pode ser atribuída a ele.

A importância dos backlinks para SEO

Vale reforçar que os backlinks são essenciais para que os mecanismos de busca possam classificar a qualidade de qualquer site. É a qualidade sobre o conteúdo de licenciamento ambiental, por exemplo, e não o número de backlinks para um site que é importante. 

Na pior das hipóteses, se um site acumular muitos backlinks não naturais em um curto espaço de tempo, a chamada penalidade do mecanismo de busca pode ser imposta, seja em redução da autoridade ou exclusão de conteúdos da SERP.

Por esse motivo, é preciso verificar regularmente novos backlinks e tomar medidas contra aqueles que se apresentam fora dos padrões estabelecidos pelas plataformas de busca. 

Uma situação comum que os proprietários de site enfrentam é quando alguém tenta usar backlinks que não foram definidos e, consequentemente, danificar toda a estrutura da URL principal, e tudo que vem a partir de então. 

Ao encontrar esses links, é possível solicitar às plataformas de pesquisa que não sejam levados em consideração para a avaliação do site. 

Há ferramentas digitais disponíveis pelas próprias empresas dos sites de busca que ajudam nessa tarefa. 

A proposta, quando vista a partir da prática de SEO, é de que um site deve sempre garantir que os backlinks disponíveis sejam naturais e relevantes. 

Quanto mais confiável for um site com links relevantes, proporcionando a melhor experiência para os usuários, melhor será o efeito perante os algoritmos e o ranqueamento recorrente. 

Para quem os backlinks são importantes?

A resposta direta a essa pergunta é: para todos aqueles que querem ser visíveis nos motores de busca.

Se uma empresa vende filtro jacuzzi para o mercado consumidor, ou seja, onde se gera renda a partir de uma loja virtual ou um marketplace, a importância dos backlinks é visível. 

Afinal, todo empreendedor, ou qualquer empresa, quer ser encontrado o mais facilmente possível, sempre que alguém pesquisar sobre algum produto ou serviço, garantindo sua atuação.

Portanto, é essencial criar uma estrutura de backlinks o mais natural e de alta qualidade possível. 

Só assim as plataformas de pesquisa consideram um site relevante, assim que as consultas de busca forem inseridas por meio das palavras-chave. 

Conclusão

A importância dos backlinks está no desempenho essencial para quem mantém um site, seja qual for a finalidade, dentro de perspectivas de negócios, principalmente, em que empresas precisam se destacar perante o mercado consumidor e estar adiante dos concorrentes. 

Embora as plataformas de busca prefiram, cada vez mais, conteúdo de alta qualidade, seja sobre estudo de impacto ambiental ou qualquer outro assunto que seja relevante para o usuário e que se relacione com o segmento de atuação, os backlinks continuam sendo um fator importante para que elas possam sinalizar o valor de um site. 

Para que isso funcione de maneira eficaz, a melhor maneira é sempre estar atento aos backlinks, definindo ativamente quanto à empregabilidade e eficiência dentro do site. 

Ainda melhor, enfim, é que atenda aos requisitos de um link de alta qualidade, proporcionando um bom tráfego e com possibilidades reais na taxa de conversão de leads em clientes pagantes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.