No Brasil, vários setores da economia estavam animados com projeções de crescimento, mesmo com situações tensas com a guerra comercial entre Estados Unidos e China, além do fraco crescimento do PIB brasileiro de 1,1%.
O setor imobiliário, ramo que mais atuo no marketing, havia estimada de crescimento de 20% para lançamentos e vendas de imóveis de alto padrão com base no crescimento já registrado em 2019, segundo levantamento da Infomoney.
Mas como um terremoto, o mundo foi surpreendido com o surgimento de um novo coronavírus, o causador da patologia Covid-19. A princípio todos achavam (incluindo eu) que seria um fenômeno parecido com o vírus Influenza H1N1, em 2009, que causou sim danos, mas nada parecido como hoje.
A internet é a sustentação de vários negócios hoje
Em muitas cidades brasileiras, a depender da empresa, funcionários estão trabalhando de casa. As campanhas de isolamento social, consideradas importantes pelos profissionais de saúde, impactaram bastante.
Com isso, o uso da internet aumenta substancialmente. Tanto que as maiores operadoras de internet do Brasil se uniram para propor soluções a alta demanda de tráfego de dados.
Repare que a boa parte do seu público-alvo certamente está sob regime de isolamento, em casa, disponível ainda mais nos meios digitais.
É por isso que a internet se torna hoje a maior sustentação dos negócios hoje.
Mesmo que não se consiga realizar grandes negócios agora, perceba o quanto a internet é o caminho para o seu negócio se mexer e lutar contra a crise?
Ao invés de realizar campanhas que visam apenas vendas e ofertas, este é o momento de investir no posicionamento da marca e na geração de leads qualificados.
Como projetar ações eficientes de marketing com a crise causada pelo COVID-19?
Cortar investimentos em marketing digital agora pode ser um tiro no pé. Com a crise causada pelo surto do coronavírus, a sua empresa precisa de um marketing ainda mais eficiente.
No cenário que todos nós desejamos, com o fim do isolamento e controle da pandemia, haverá uma enxurrada de possibilidades de conversões. O consumidor se libertará para realizar sonhos e suprir necessidades.
Uma das melhores ações neste momento difícil é se relacionar com a sua base de clientes e leads.
Talvez parte dos seus clientes te abandonem por fatores financeiros, mas mantenha relacionamento com todos. Nada melhor do que o marketing de conteúdo, e-mail marketing, oferta de materiais e conteúdos relevantes para ter relacionamento saudável.
A crise é sempre uma oportunidade. E se você está agora em regime de isolamento, é importante manter o foco.
Invista o tempo em aprender algo que você sempre quis dominar – quem sabe, esse recurso será decisivo na sua vida pós-crise!
Gostou do conteúdo? Acompanhe nosso blog e leia mais informações interessantes!
Fonte: semrush.com (texto adaptado)