Accelera Vendas

logística do seu e-commerce

Como melhorar a logística do seu e-commerce

A logística do seu e-commerce pode se tornar um dos maiores problemas para as empresas se não for bem administrado. Por isso é preciso planejar bem e lidar com todas as etapas do processo.

A qualidade da logística reflete diretamente no sucesso do e-commerce. Fazer a gestão de estoque, o custeio e o transporte de cargas permite atender às necessidades do público em geral e promover operações comerciais eficientes.

Ainda assim, muitos empreendedores têm dificuldades na hora de pensar a logística.

É muito importante ter um entendimento completo dos princípios da logística do comércio digital para definir as melhores estratégias para administrar um bom negócio.

O texto a seguir serve exatamente para isso. Prossiga a leitura para entender tudo sobre esse assunto.

O conceito de logística

Trata-se de um conjunto de atividades que compõe a cadeia de suprimentos de uma empresa, incluindo o recebimento de produtos, a armazenagem, a preparação de produtos, o relacionamento com transportadoras e o rastreio de entregas.

A logística assume o planejamento e gestão de armazéns, o fluxo de mercadorias e a gestão de todas as informações relevantes, desde a origem ao destino.

O rastreamento de pedidos permite que os clientes acompanhem a rota que seu pedido de equipamentos para laboratórios faz para chegar até eles por conta própria.

Por que a logística é importante?

Um e-commerce precisa investir em logística para garantir o crescimento dos negócios, principalmente para atrair e fidelizar clientes.

Para os consumidores, o prazo de entrega e os custos de envio são fatores relevantes na escolha de uma loja online.

É nesse aspecto que uma logística bem estruturada pode ser um diferencial valioso para negócios virtuais.

Afinal, os empreendedores precisam ter estoque suficiente para atender as demandas dos clientes que visitam o site em busca de spray drying e demais produtos que podem ser oferecidos.

O investimento massivo em logística é decisivo também para que o cliente pague menos pelo frete. As taxas baixas são uma das maiores motivações para fazer compras online.

Portanto, os gestores precisam lidar com a logística como a base de seus negócios e não devem deixar para o último momento os problemas relacionados a ela.

É necessário um planejamento eficiente, isto é, desenvolver processos logísticos que atendam às necessidades dos negócios virtuais.

Mais adiante, listaremos dicas fundamentais para você melhorar a logística do seu e-commerce.

8 estratégias para melhorar a logística de e-commerce

Quando o assunto é melhorar a logística do e-commerce, conhecer dicas especiais pode ser um grande diferencial na gestão da sua loja virtual de churrasqueira pré moldada.

O mundo digital e o ambiente físico funcionam de maneiras diferentes, mas precisam ser integrados. 

Para obter melhores resultados, você precisa ficar atento aos detalhes e nuances que fazem parte do mundo digital.

Esse tópico lhe dará uma melhor compreensão de como tudo funciona e como você pode melhorar sua logística de e-commerce de forma otimizada.

  1. Faça um bom plano de vendas

Os processos logísticos precisam ser escaláveis ​​e adaptados às exigências do mercado.

Em suma, a infraestrutura precisa se adaptar rapidamente à demanda em constante mudança e evitar gargalos e atrasos.

No entanto, isso só é possível se o processo interno for bem planejado. Por isso mesmo, os gestores precisam implementar um plano abrangente que possa preparar toda a empresa de ar condicionado em momentos de baixa ou alta nas vendas.

Isso inclui saber como a demanda oscila ao longo do ano, manter contato com fornecedores e treinar equipes.

  1. Estabeleça uma política de relacionamento

Por melhor que seja o investimento na criação de um bom processo de gestão e execução das atividades, ainda podem haver riscos e erros na área de logística de e-commerce por diferentes motivos.

Nesses casos, a equipe de relacionamento com o cliente é fundamental para evitar a insatisfação do consumidor e corrigir as falhas da melhor forma possível. Por isso, boas políticas de relacionamento com o público são essenciais.

Construa um serviço multicanal especialmente para isso. A linguagem deve se adequar ao perfil que a empresa atende e deve ser sempre clara e transparente. Desta forma, você pode resolver dúvidas e erros facilmente.

A equipe de gestão de condomínios precisa estar preparada para lidar com diversas situações e sempre tentar encontrar uma solução que atenda às necessidades de seus clientes.

As empresas também podem implementar sistemas de comunicação automatizados que enviam automaticamente notificações de remessas de produtos e alterações na entrega. 

Desta forma, o cliente pode obter uma visão geral do status de entrega dos itens comprados.

  1. Use métricas de desempenho

Problemas de desempenho podem ocorrer em todos os processos operacionais. No entanto, quando se trata da logística de comércio eletrônico, falhas nessa área representam erros graves e podem causar diversos prejuízos à empresa. 

Por isso mesmo, o uso de indicadores pode ser visto como uma das melhores formas de encontrar e corrigir erros rapidamente.

Pense em informações como:

  • Tempo médio de entrega;
  • Número de pedidos em atraso;
  • Custo de cada entrega;
  • Pedidos extraviados.

Com o monitoramento contínuo dessas e outras métricas, os gerentes sempre podem construir uma área de logística para alcançar os melhores resultados possíveis. 

Os fluxos de trabalho são melhor controlados, as entregas mais importantes são priorizadas e os atrasos são evitados.

Desta forma, a empresa, independentemente de atuar com aventais descartáveis ou com brindes personalizados, pode maximizar a satisfação de todos os seus clientes ao mesmo tempo que possui um fluxo de trabalho mais dinâmico, econômico e flexível.

  1. Pense nas trocas e devoluções

As devoluções são de responsabilidade da loja virtual, mas por lei o consumidor tem um prazo para o envio da mercadoria.

O ideal é que uma política de troca e devolução clara e transparente seja criada e disponibilizada em seu site para organizar adequadamente o processo.

Por exemplo, especificando o envio de um e-mail para cada item devolvido, o e-commerce pode preparar recibos, identificar clientes e pedidos e agilizar o processo de envio de novos itens. 

  1. Forneça opções de entrega flexíveis

Planejar a logística de e-commerce para distribuição também é uma tarefa muito importante, como descascar fios de cobre é para a logística de reciclagem.

À medida que os consumidores fortalecem seu compromisso com a marca, as opções de transporte e o pagamento do frete podem ser a diferença que faltava para concluir a compra. 

Com isso, as lojas virtuais muitas vezes não possuem estrutura financeira para pagar os fretes cobrados pela transportadora sozinhas.

Portanto, oferecer alternativas é bom tanto para a empresa quanto para o cliente. Por exemplo, quanto maior a entrega, mais barato o custo de envio pode ser.

Outra opção que também pode ser uma vantagem competitiva é a entrega no mesmo dia. Os custos de envio podem ser ainda maiores, mas alguns clientes estão dispostos a pagar a diferença para receber convenientemente o item no dia da compra.

  1. Tenha uma boa relação com transportadoras

As empresas transportadoras fazem as funções essenciais da logística. Por isso, manter uma parceria consolidada é essencial para o sucesso da entrega de produtos.

Não se restrinja a apenas uma transportadora. Se um funcionário decidir entrar em greve, pelo menos a segunda opção é ideal para que você não fique sem recursos quando sua operadora tiver problemas internos.

Mais ainda, uma boa parceria pode ser usada para negociar preços baixos, o que possibilita investir parte do capital para conquistar mais clientes.

Quanto mais entregas você tiver, menor será o preço da transportadora. Portanto, quanto mais você vende, menos você paga.

Outra opção é recorrer a uma frota própria, conforme o tamanho do negócio. No entanto, isso pode demandar ainda mais atenção no processo logístico.

  1. Atenção à logística reversa

É sempre frustrante perceber que você precisa substituir um produto. Portanto, tenha uma política de troca clara e simples.

Lembre-se de que gerenciar o negócio é essencial, pois as substituições sempre têm um custo adicional. Então, todo o processo precisa ser devidamente coordenado, assim como ocorre em outras áreas e processos como a prostatectomia radical.

Tome cuidado quando o cliente solicitar uma substituição. Você precisa entender o problema, pedir para ele selecionar outro produto, pesquisar o item que deseja trocar e estabelecer qual processo será usado para envio do novo item e recebimento da troca.

Por isso, todos os pontos precisam ser claramente definidos e devem estar claros no próprio site, estabelecendo os critérios para a troca, como menos de 7 dias após o recebimento do produto.

Gerenciar outros processos de negócios também é essencial ao realizar a logística reversa.

  1. Use a logística para a experiência do cliente

A concorrência online é intensa. Existem milhares de novas lojas, especialmente após o aumento das vendas online após a pandemia do Covid-19.

Com tantas empresas, encontrar produtos e serviços diferenciados nem sempre é fácil. 

Uma avaliação mais detalhada do seu negócio pode proporcionar uma melhor experiência ao cliente, impactando diretamente no resultado e satisfação por meio de boas entregas, o que pode ser o diferencial que trará novas oportunidades.

Além da entrega rápida, que é muito importante para o consumidor, existem outras formas de atrair mais clientes e melhorar a logística do e-commerce.

O pacote que embala o produto, por exemplo, será o primeiro contato que o cliente vai ter com a marca, de forma efetiva.

Por isso, invista em um material que embale o produto com firmeza e garanta a integridade do item. Trazer a logo e outras informações de cuidado, adesivos e personalizar a caixa são outras opções bastante atrativas e que trazem valor à relação. 

Oferecer um frete em conta também pode ser uma forma de surpreender o cliente.

Conclusão

Como você pode ver, a logística do e-commerce possui várias etapas e processos que são essenciais para o sucesso do seu negócio online.

Cada rota precisa de planejamento e organização para manter a loja funcionando, reduzir custos e agilizar o processo de entrega, fatores esses determinantes para cativar o cliente e garantir uma base fidelizada e que passa a divulgar o negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.