Accelera Vendas

estratégias de Marketing Digital

Como as estratégias de Marketing Digital otimizam o atendimento com público-alvo

As estratégias de Marketing Digital estão relacionadas a um planejamento amplo, em que o objetivo é ajudar uma empresa a atingir metas específicas por meio de canais de propaganda cuidadosamente selecionados.

Executar uma campanha de marketing digital sem uma estratégia própria e bem definida é como explorar uma nova cidade sem um mapa, ou melhor, um GPS integrado ao computador de bordo de um veículo. 

Muito provavelmente haverá voltas a mais, resultando em frustração e um caminho mais longo para chegar onde se deseja. 

Para aproveitar melhor a metáfora, quando se está planejando uma viagem, provavelmente tudo começa a partir do desenvolvimento de um itinerário, com partida e chegada e pontos de parada, para que assim possa se aproveitar ao máximo todo o tempo e orçamento disponível, mensurando os gastos possíveis.

No caso das estratégias de marketing digital, o planejamento é necessário para aumentar a eficiência e promover a divulgação em canais certos, atingindo o público-alvo de maneira mais acertada possível. 

O que é marketing digital?

O marketing digital é bastante abrangente, pois serve para a divulgação de produtos e serviços utilizando a tecnologia moderna, focada principalmente nos meios digitais, e que inclui diferentes modelos, como:

  • Anúncios e banners;
  • Blogs e sites;
  • Marketplaces;
  • Propaganda móvel;
  • Redes sociais.

Especificamente, o marketing digital precisa da internet para funcionar de maneira plena.

Isso porque a ação trata de propagandas disponíveis em canais online, que utilizam a rede mundial de computadores para o disparo de e-mails e, assim, geram vendas por meio da divulgação eletrônica. 

Vale destacar que o marketing na internet, enquanto usa a rede de computadores, concentra-se em vendas diretas ou por e-commerce, desde fabricantes de máquinas e equipamentos industriais até empreendedores com estabelecimentos comerciais de pequeno a grande porte. 

Além disso, o marketing digital inclui atividades, como construção de marca, que focam em fatores que estão fora do funil de vendas, ou pelo menos ainda transitam pela borda superior. 

Essa observação leva a entender que, em toda a composição, as estratégias de marketing digital podem ser utilizadas primordialmente na internet para estabelecer e divulgar uma marca.

Com isso, funcionam independentemente dos objetivos propostos para um e-commerce ou uma venda tradicional em um estabelecimento comercial, demandando apenas adequações conforme o público visado e a área de atuação.

Mais ainda, muitas estratégias de marketing digital que serão apresentadas a seguir têm fundamento no marketing tradicional, portanto, cabe uma compreensão dos conceitos até então implementados que orientam a otimização no mundo virtual, visto que esse é um canal cada vez mais forte no contato com o público.

Defina e entenda seus clientes

Compreender a presença online, as preferências, a interação e as expectativas de um cliente é fundamental para qualquer negócio empresarial. 

Por isso, em vez de tratá-los como um ser único, tente separá-los em segmentos relacionados, o que torna as ações mais qualificadas.

As gerações mais jovens geralmente preferem canais de marketing diferentes das gerações mais velhas, enquanto a popularidade de determinadas plataformas voltadas para as redes sociais varia de acordo com a localização. 

Saber onde certos dados demográficos interagem com um escritório despachante online permitirá que se direcione o marketing digital de forma mais eficaz, sem que seja necessário estar em todas as mídias.

Uma maneira de fazer uso desses dados é desenvolver várias personas de clientes. Elas podem ajudar a entender melhor as diferentes seções do público-alvo. 

A aquisição de informações do cliente também é necessária e pode ser feita de várias formas, como:

  • Análise de dados;
  • Gravação de chamadas;
  • Inbound marketing;
  • Pesquisas de feedback.

Depois de ter os dados, é possível descobrir os canais nos quais os clientes se concentram, permitindo fazer escolhas inteligentes de investimento.

Além disso, vale criar uma estratégia de marketing digital específica que permite aumentar o ROI (Return Over Investiment), ou retorno sobre investimento. 

Alinhe a marca junto ao mercado consumidor

Sem uma marca forte e reconhecível, os clientes não conseguirão se relacionar com uma empresa. 

É preciso desenvolver uma reputação de marca, e isso pode ser feito por meio de elementos como:

  • História;
  • Linguagem;
  • Logos;
  • Projetos;
  • Valores da marca.

O mais importante é que esses elementos precisam se alinhar e fazer sentido para a marca. Uma organização de sucesso pensa, age e diz o mesmo de forma consistente e em múltiplos canais.

Isso é alcançado por meio da colaboração em equipe, além de uma gestão e liderança devidamente alinhados em torno de propósitos, metas e objetivos. 

Mantenha contato com campanhas de e-mail

As campanhas de e-mail estão entre as ferramentas mais úteis para aumentar as vendas, quando se trata de estratégias de marketing digital. 

No entanto, não basta enviar e-mails, é necessário adaptá-los ao público-alvo. Isso significa segmentar os e-mails utilizando personas do cliente. 

Outro ponto importante dentro das campanhas de e-mail é quanto à automação digital, pois permite que a empresa entre em contato com clientes exatamente no momento certo para oferecer um produto como revestimento 3D para sala ou um serviço de assessoria contábil para quem realmente está interessado

Além disso, a automação pode ajudar a rastrear métricas, apresentar ofertas e enviar e-mails para clientes que abandonaram o carrinho de compras, por exemplo. 

Vale lembrar que a utilidade dos e-mails não é apenas atrair novos visitantes, mas também ajudar a reter clientes. 

Um e-mail bem construído pode manter uma pessoa pensando na marca por muito tempo após a compra. 

Meça o sucesso do conteúdo disponível

As estratégias de marketing digital podem aumentar as vendas, desde que sejam aplicadas melhorias como a reformulação da loja virtual, investimento em divulgação e na melhoria de softwares de produtividade.

Junta-se a isso a necessidade de medir e rastrear o conteúdo produzido, o que permite que a empresa entenda a maneira como os clientes visualizam as páginas e produtos apresentados na vitrine virtual. 

Isso fornece insights para tomar decisões bem fundamentadas, e com dados estabelecidos, a médio e longo prazo. 

Análises precisas também podem informar quais mecanismos de pesquisa levam ao site da empresa que trabalha com esquadria de alumínio sob medida, e quais locais são populares para os produtos e serviços disponíveis. 

Ou seja, é possível investir em canais de maneira correta e, portanto, atrair mais clientes qualificados. 

Aumente o engajamento com as redes sociais

A comunicação com os clientes é uma parte extremamente importante quando se trata da gestão de um negócio comercial. 

Com muitas pessoas utilizando as redes sociais, o marketing digital deve envolver as diferentes plataformas disponíveis.

O conteúdo presente nas redes sociais se mostra como uma excelente forma de anunciar produtos e serviços, além de permitir o envolvimento, de maneira significativa, com o público que circunda uma marca.

Para impulsionar as vendas de porta de enrolar automatica utilizando as redes sociais, é preciso escolher um canal que esteja de acordo com o público-alvo. 

Vale investir em engajamento orgânico, mas também em anúncios pagos para aumentar o alcance e as impressões sobre a marca. 

Outro ponto importante está em verificar como os concorrentes se comportam nas redes sociais, descobrindo o que torna uma empresa única, e o que pode ser aprendido em campanhas anteriores e valorizado em seu negócio.

Levando em consideração que grande parte do público está envolta em diferentes plataformas, é preciso identificar quais são os influenciadores digitais, e como eles podem estar alinhados à marca e falar com o público-alvo de maneira direta. 

Seja criativo com os conteúdos postados

Dentre as estratégias de marketing digital que atraem leads está a criação de conteúdo de valor de forma constante nas mais diferentes plataformas de publicação.

Seja uma construtora especializada em projetos de galpões de lona, ou uma marca de produtos para cabelo, uma empresa que disponibiliza um blog para os clientes deve focar em conteúdo interessante e relevante para captar e reter leitores e clientes.

Dependendo do empreendimento, existem vários meios de conteúdo que se pode utilizar, como:

  • Blogs de artigos e textos;
  • Imagens de produtos;
  • Podcasts de incentivo;
  • Produção de vídeos.

Os blogs são úteis para as empresas, pois podem impulsionar o SEO (Search Engine Optimization), e também é um método fácil de distribuição de conteúdo – podendo, até mesmo, alavancar assinatura digital como fazer de maneira simples e direta.

Os blogs oferecem uma oportunidade de inserir palavras-chave relevantes, e quanto mais consistente for, mais conteúdo a ser exibido e mais as plataformas digitais de busca entendem a relevância, e as apresentam nas primeiras páginas de resultado.

Quando são de alta qualidade, os conteúdos também permitem que se estabeleça uma empresa como líder do setor, criando conteúdo envolvente e valioso e se tornando uma autoridade no assunto. 

O investimento em imagens de alta qualidade pode ajudar a construir essa credibilidade junto à marca, pois os clientes podem visualizar claramente os produtos ou ter mais clareza sobre os materiais apresentados. 

Isso também possibilita o posicionamento em ferramentas de busca de imagens.

Já os podcasts e vídeos aumentam o engajamento dos consumidores, pois eles podem ser compartilhados em diferentes canais de divulgação, promovendo o marketing digital além do alcance da própria empresa. 

Mais ainda, são mais dinâmicos e de fácil absorção do conteúdo, sendo bastante promissores.

Conclusão

As estratégias de marketing digital, definitivamente, estão entre as técnicas mais confiáveis que uma empresa pode usar para aumentar as vendas e a receita corporativa. 

Elas permitem que a comunicação da marca seja alavancada para um grande número de clientes, de forma segmentada, mesmo que de uma maneira rápida e econômica. 

Mais importante, esteja a fabricante de amaciante criando uma nova campanha de e-mail, estratégia de remarketing, conteúdo ou CTA (Call To Action), o marketing digital permite rastrear as respostas frente aos esforços empregados. 

Assim, independentemente do setor de atuação, é importante utilizar os insights propostos para alterar as estratégias de acordo com a recepção da audiência e objetivos da marca, tomando decisões de negócios mais inteligentes e com base nas informações captadas. 

Por fim, colocar em prática as estratégias de marketing digital apresentadas acima para promover uma empresa aumenta as chances de sucesso nos negócios e, ainda melhor, aumenta o capital financeiro ao investir de maneira correta. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.