As novas necessidades do mercado demandam formas inovadoras para atendê-las. É aí que entram as metodologias ágeis para o B2B, que estão superando as expectativas do mercado e se tornando uma verdadeira tendência para esse segmento.
O surgimento da internet e suas ferramentas causaram grandes mudanças no mercado, e, no setor B2B, essas mudanças foram sentidas com maior impacto, já que os vendedores estavam acostumados a entrar em contato apenas por telefone, buscando clientes em listas telefônicas ou recebendo indicações de parceiros.
Percebe-se que essa busca era feita lentamente e não em tempo real, como estamos acostumados agora, em um país com mais de 134 milhões de usuários da internet.
Sendo assim, a forma de procurar leads, vender e o comportamento de compra foram mudando nessas últimas décadas, exigindo que metodologias mais velozes e eficientes fossem criadas para acompanhar as mudanças.
O que são metodologias ágeis?
Difundidas em meados dos anos 2000, essas metodologias foram criadas como uma maneira de substituir as antigas formas de desenvolvimento de softwares, que apresentavam menores chances de sucesso, pois só funcionavam 100% em casos estáveis e com evolução previsível, o que não é possível em todas as situações.
Além disso, essas antigas metodologias eram mais lentas, necessitavam de muitos processos e documentações longas, tornando-se obsoletas, se comparadas aos tipos de tecnologia existentes hoje.
Nesse contexto, nasceram as metodologias ágeis, também chamadas de venda agile, e têm como principais características o foco em interações com as pessoas, em vez de apenas processos e ferramentas, e produtos testáveis ao invés de documentos robustos.
Outras grandes mudanças das novas metodologias em comparação às antigas são a colaboração com o cliente e a busca rápida por novas respostas, de acordo com as necessidades e não baseadas em planos pré estabelecidos que não atendem todas as questões.
A venda agile leva em conta metodologias semelhantes às de criação de novos softwares, com foco na interatividade, por isso é comparada à forma de produção destes.
Como trabalhar com vendas ágeis?
Para aplicar esse tipo de vendas em sua empresa, é fundamental seguir três passos importantes, que tornam a estratégia completa:
Alinhar clientes e soluções: conseguir identificar as necessidades dos clientes e a melhor solução para eles é o mote dessas vendas, onde os vendedores possuem uma visão inovadora e focada em soluções.
Otimização frequente e equipe unida: principalmente em época de pandemia, é normal que o mercado sofra altos e baixos, o que interfere diretamente nas vendas B2B.
Sabendo disso, as vendas ágeis são marcadas por otimizações frequentes dos seus métodos, sempre compartilhados pela equipe;
Suporte com ferramentas adequadas: é um ponto essencial para tornar as vendas mais velozes, mas essa fase não é caracterizada apenas pela aquisição de qualquer software.
É preciso entender exatamente as ferramentas que a sua equipe de vendas tem disponíveis e quais podem ser trocadas e adicionadas para tornar o processo mais inteligente e rápido.
Depois de aplicar esses passos, as vendas de sua empresa começarão a se tornar mais otimizadas e adequar aos novos moldes do mercado, pois contarão com metodologias ágeis.
Gostou do conteúdo? Acompanhe nosso blog e leia mais informações interessantes!
Fonte: webbizz.com.br