Accelera Vendas

o que é Inbound Marketing

Você sabe o que é Inbound Marketing? Descubra como essa estratégia é poderosa para os negócios

Quando o assunto é marketing digital, ter noção sobre o que é Inbound Marketing é um diferencial determinante.

Em primeiro lugar, é preciso entender que o marketing para a web funciona de forma diferente. 

Na arena digital, os usuários valorizam a autonomia e os materiais que trazem verdadeiro valor e informação.

O marketing seguiu essa lógica nos últimos anos para ser viável e relevante no longo prazo.

Estratégias específicas foram desenvolvidas para promover produtos e serviços sem invadir os espaços das pessoas.

No texto a seguir vamos explicar essas estratégias, assim como a importância de usar o inbound marketing nas estratégias de comunicação e divulgação de produtos e serviços.

Mas o que é inbound marketing?

O inbound marketing é um conjunto de estratégias baseadas na ideia de criar e compartilhar conteúdo para um público específico a fim de se comunicar diretamente com potenciais clientes e obter permissão para construir relacionamentos duradouros. 

O inbound marketing é praticado há muito tempo pelos profissionais de marketing, mesmo sem que eles saibam ou conheçam o conceito.

O marketing que se concentra em fazer conexões, entregar conteúdo relevante e gerar valor tangível ou intangível para clientes em potencial pode ser chamado de inbound marketing. 

Se você se aprofundar, verá que o conceito de inbound marketing surge em paralelo com o marketing digital e a relação entre consumidores e publicidade, neste caso os internautas e a comunicação online. 

Antes das vendas online os consumidores não tinham controle sobre o que consumiam. Agora, eles podem escolher tudo na Internet, incluindo canais, conteúdos, serviços, plataformas, produtos como tipos de piso de concreto polido.

Portanto, nada melhor do que conquistá-lo com o que ele mesmo quer absorver.

É importante usar um planejamento estratégico inteligente e uma ação poderosa. O Inbound é como um imã que atrai clientes por meio de conteúdo publicado. 

Conheça as estratégias de inbound marketing

Como seria de se esperar do marketing digital, essa estratégia exige rigor no planejamento e na aplicação.

Com a ajuda das dicas abaixo, é possível criar conteúdos que vão agradar cada vez mais o público visado pela empresa, seja ela uma assistencia tecnica Rinnai ou uma revendedora de cosméticos. 

Afinal, as ações são democráticas, adequando-se às necessidades do empreendimento, conforme as avaliações são feitas pela gestão ou equipe responsável.

Escolha uma persona

O conceito de persona é uma espécie de evolução do público-alvo clássico. A ideia central é definir um perfil fictício dos clientes ideais de uma empresa e desenvolver as campanhas de marketing com base nisso.

O público-alvo está limitado a coletar informações mais gerais, como nomes, endereços e e-mails, mas as personas vão um passo além.

Elas usam informações abstratas, como sonhos, hobbies e dificuldades, para traçar um perfil mais aprofundado e entender como se relacionar realmente com esses usuários.

Assim, personas são a ferramenta mais importante para obter uma visão abrangente de quem está seguindo sua marca na web e saber como atendê-los da maneira mais qualificada.

Seja criativo nos formatos

A internet está repleta de sites, redes sociais e plataformas que oferecem uma variedade de recursos diferentes.

Use opções direcionadas para transmitir informações importantes sobre desentupimento 24 horas, de modo que as pessoas que buscam por esse serviço fiquem engajadas e interessadas.

Essa escolha deve levar em consideração o perfil da persona. Ou seja, considerar quais plataformas seus clientes estão para desenvolver um perfil na rede social que possibilite a comunicação com a audiência.

O foco deve ser o aproveitamento das oportunidades oferecidas pela Internet em termos de desenvolvimento e compartilhamento de informações.

Crie conteúdo diferenciado

Os materiais produzidos e divulgados são uma forma de proporcionar uma experiência única aos leads.

Isso não é possível postando cópias. Por isso, crie um cronograma de publicação completamente original e considere os objetivos a longo prazo.

O uso de palavras-chave, o refinamento das meta-descrições e a estruturação do texto são importantes para alcançar a posição correta nos resultados de busca do Google e sites derivados.

Integre inbound e prospecção

Como você sabe, as estratégias de inbound marketing são muito úteis porque te ajudam a encontrar consumidores com o perfil correto para a loja de bicicleta.

Isso significa que são contatos qualificados, interessados ​​no seu produto/serviço e com grande potencial de compra.

Ao produzir conteúdo direcionado e de alta qualidade, essas pessoas se tornam leads. Os vendedores precisam acessar o banco de dados e usá-lo para prospecção.

Os cadastros obtidos por meio de ferramentas de inbound marketing online economizam tempo da equipe de vendas, eliminando a necessidade de pesquisar prospects.

Então, a equipe de vendas pode se conectar diretamente com pessoas que já conhecem a marca. 

Marketing de parceiros

O marketing de afiliados aumenta a conscientização e apoia o crescimento dos negócios, expandindo a rede por meio do link building.

Essa é outra ótima maneira de construir relacionamentos reais e continuar a direcionar organicamente leads de qualidade para seu conteúdo.

Ao navegar na Internet, os clientes procuram por conteúdo confiável. Sendo assim, eles são mais propensos a reagir positivamente quando duas ou mais empresas colaboram em conteúdo novo e valioso.

Na hora de pensar em uma estratégia desse tipo para a instalação de cabeamento estruturado, por exemplo, defina metas comuns, crie os relatórios apropriados, faça eventos e dê forma a uma parceria realmente produtiva para todos.

Entenda a importância do inbound marketing

O modelo de marketing tradicional tem algumas desvantagens que o inbound não tem. Novamente, esse método é frequentemente usado para construir uma marca forte e aumentar as vendas.

Como você pode ver, o inbound marketing é algo que as pessoas adoram, compartilham e se envolvem. Por isso, confira os principais motivos desses resultados a seguir.

Aumenta a capacidade de convencimento

Desde os tempos remotos, as vendas envolvem persuasão. É muito difícil vender um atuador pneumático para quem tem dúvidas e, quando isso acontece, as relações de pós-venda geralmente não são as melhores.

O inbound marketing é uma das mais atraentes porque se constrói ao longo do tempo, não de uma só vez.

Durante todo o processo, as personas recebem exatamente o tipo de conteúdo de que precisam, o que as convencem e dá tempo suficiente para fazer mais pesquisas. 

Na hora de entrar em contato com os leads, especialmente quando se fala sobre como o pirômetro digital é o melhor para eles, todo esse histórico importa.

Em suma, os relacionamentos que você construiu farão toda a diferença nos momentos mais importantes do processo de compra.

Desperta a lealdade do consumidor

Se a estratégia for implementada corretamente, com o tempo seus leads começarão a mudar a imagem de sua empresa – e sua marca pode se tornar a referência no setor. 

A partir daí, é natural que os clientes permaneçam fiéis ao seu negócio, tornem-se verdadeiros fãs e ajudem a atrair novos clientes ao compartilhar recomendações e conteúdo nas mídias sociais. 

Assim, não é uma má ideia ter uma base de clientes fiéis, que ame sua marca e entenda o valor que ela representa em um mercado cada vez mais competitivo.

Melhora a comunicação

Todos os empresários sabem que a comunicação adequada com seus clientes é essencial para melhorar o posicionamento da marca.

No entanto, isso não inclui apenas os clientes finais, mas também:

  • Funcionários;
  • Fornecedores;
  • Empresas parceiras;
  • Imprensa.

Todas essas pessoas podem afetar os clientes finais e a experiência. 

Por exemplo, funcionários insatisfeitos com sua empresa conversam com amigos, o que pode prejudicar a imagem da marca e reduzir a base de clientes, mas também podem não prestar um atendimento tão qualificado a ponto de reter esse usuário.

Os fornecedores podem ter uma experiência negativa da fábrica de leitor RFID e falar com a rede de empresas que a atendem.

Por esta razão, é importante se comunicar adequadamente com todos estes grupos-alvo. E o inbound marketing pode ajudar nisso.

Você pode criar conteúdo estratégico para cada um desses perfis para melhorar a comunicação como um todo.

Reduz os custos de aquisição de cliente

Um dos benefícios mais atraentes do inbound marketing para empreendedores é a economia do custo de aquisição de clientes.

Isso significa que você gasta menos na aquisição de novos clientes do que com estratégias diferentes.

Em média, os leads de inbound marketing são 61% mais baratos do que os leads de estratégias de outbound.

Gera ROI mais alto

Se você investir menos capital para adquirir clientes, seu retorno sobre o investimento aumentará automaticamente.

Esse é, sem dúvida, um dos principais benefícios do inbound marketing e pode convencer os líderes empresariais a investir nessa área.

Inclusive, esse retorno é de longo prazo! Em última análise, a criação de conteúdo de alta qualidade continua a direcionar o tráfego para o site da sua empresa. Isso facilita a geração de tráfego e leads qualificados independentemente de quando o tema for pesquisado.

É claro que é importante manter seu conteúdo atualizado e o site nutrido, mas, diferentemente das campanhas de publicidade pagas, que não geram lucros comerciais quando seu orçamento se esgota, as postagens de inbound seguem ativas indefinidamente.

Não é à toa que esse tipo de marketing é tão usado nas estratégias online. Os benefícios e possibilidades atestam.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.