Persona é um personagem semifictício, criado a partir de características e dados de clientes reais, que tem o intuito de representar um consumidor que seria ideal para um negócio ou empresa. Assim, esses dados e características abrangem o comportamento, história, desafios, dados demográficos e objetivos desse tal cliente ideal.
Para profissionais de marketing, a pergunta sobre o público-alvo de uma empresa faz parte da sua rotina. Mas, isso tem um motivo, afinal, a importância de saber para quem você está vendendo é enorme. Se você conhece seu consumidor, se torna mais fácil criar conteúdo relevante pra ele.
Sendo assim, aqui entra o recurso de criação da persona. Pois, é a partir dela que conseguimos pensar na produção de material para redes sociais, sites ou blog. Definir esse cliente com as características principais de quem compra é fundamental.
Dessa forma, montar uma persona vai ser de grande ajuda para o planejamento de estratégias de marketing em uma empresa. E assim, será melhor ainda se essa representação for precisa.
Ok, mas o que é uma persona? Vamos te explicar!
O que é persona?
Persona, nada mais é do que uma representação semifictícia do que seria um cliente ideal para o seu negócio. Ou seja, profissionais de marketing criam um personagem com base nos dados reais de clientes, incluindo características e comportamentos. Além disso, também estruturam toda uma história pessoal, com desafios, objetivos e motivações.
Assim, para montar uma persona, você precisa estar em contato com o seu público, analisando ele. Desse modo, isso possibilita a identificação de características em comum entre várias pessoas.
Contudo, essa persona não precisa ser classificada apenas por dados numéricos, como sexo, idade e região. Ela deve ter como essência, os hábitos e preferências do seus clientes. E lembrando: se você tiver uma base de clientes, ela pode auxiliar muito nessa etapa.
Aqui, não é o momento para focar apenas em clientes satisfeitos. Ao estudar clientes insatisfeitos, você pode entender novos pontos de vista sobre sua empresa. Use essas informações a seu favor.
Fonte: beatz